quarta-feira, 1 de junho de 2011

Palestras e Treinamentos In Company



RECICLAGEM

Reciclagem é o retorno da matéria prima ao ciclo de produção. é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram.
É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
Outras vantagens advindas da Reciclagem:
  • Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo.
  • Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
  • Geração de Emprego e Renda.
  • Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.



PROGRAMA 5S

     O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.

     O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.

     São elas:

   • SEIRI
   • SEITON
   • SEISSO
   • SEIKETSU
   • SHITSUKE

Em síntese, 5S é uma prática inicialmente desenvolvida para manter a empresa limpa, organizada e zelar pelo local de trabalho, 
para alcançar:




O 5S tem como base o pensamento enxuto, que é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço 
humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, 

ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais e oferecer aos 
clientes exatamente o que eles desejam.




MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM)

Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM ("Instituto Japonês de Manutenção de Planta"). A letra "T", de "Total", significa o envolvimento de todos os empregados. O propósito do TPM é atingir o menor número possível de acidentes, defeitos e avarias.

Melhorias Dirigidas
São as melhorias voltadas à intervenção no processo produtivo, com o objetivo de melhorar a efetividade da instalação. Cuida de incorporar e desenvolver um processo de melhoria contínua, buscando eliminar as grandes perdas ocasionadas no processo produtivo. Para tanto, é necessário utilizar ferramentas de análise, que são ferramentas que auxiliam a eliminar os problemas de raiz.
· Perdas nas Máquinas
· Perdas de Mão de Obra: Absenteísmo e acidentes
· Perdas em Métodos: Na administração da empresa, são perdas por movimentos, organização da linha, transporte, ajustes e medidas.
· Perdas de Matéria Prima: Perdas de materiais, rejeitos, ferramentas e moldes.
· Perdas de Energia: Eletricidade e Gás
· Perdas Ambientais: Emissões e efluentes

Manutenção Autônoma

Engloba as atividades que os operários de uma fábrica realizam para tratar corretamente seu espaço de trabalho, maquinário, qualidade do que fabrica segurança e compartilham o conhecimento obtido do trabalho cotidiano.

Este pilar está vinculado à equipe de gestores dos departamentos de produção e está coordenado com outros pilares TPM, como a manutenção planificada, melhorias dirigidas, manutenção de qualidade, etc. Por isso, é necessário que seja adquirida uma cultura de ordem e asseio (5S), que é um elemento primordial para que sejam atingidas as metas esperadas.

Manutenção da Qualidade

A manutenção da qualidade se realiza em tempo real, podendo-se utilizar uma folha de verificação (checklist).

Controle das equipes em fase de projeto

Toda experiência que se obtenha sobre as máquinas de produção deve ser aplicada no momento de adquirir e/ou fabricar novos equipamentos, a fim de melhorar sua manutenção, tendo em conta a redução do tempo de manutenção com melhores acessos, maior confiabilidade, facilidade para limpeza, trabalho em equipe, etc, procurando ainda reduzir o tempo ocioso da equipe.

COLETA SELETIVA
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Minimização de resíduos
Chamamos de 3 Rs :
Reduzir o lixo evitando o desperdício; Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe do Blog, deixando seu comentário, mas sempre com muita ponderação e responsabilidade!

Abraços!

Eco Life Consultoria Ambiental

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Deus é Fiel! ecolifeambiental.blogspot.com